José Pompeu de Proença

Texas Instruments Programmable 59

        A TI-59 é, provavelmente, a mais famosa máquina de calcular do mundo.

        A minha primeira TI-59 foi comprada em conjunto com dois colegas de trabalho em 1980 (número de série 2426254-3180ACH) e usada em cálculos de projectos de especialidades para edifícios. Por especial deferência do meu colega e amigo J. Sales Grade tenho-a novamente em operação, apenas com algumas deficiências de funcionamento.

        A segunda máquina (número de série 2479210-0581ACH), comprada em 1982, foi usada intensivamente em cálculos de aproveitamento de energia solar por via térmica. Encontra-se actualmente inoperacional por cansaço electrónico...

        Construir e armazenar os nossos próprios programas de cálculo elaborados em linguagem algébrica absolutamente normal numa calculadora científica de bolso com as capacidades da TI-59, é realmente o máximo!  O maior e mais complexo programa que elaborei e utilizei exigia 4 cartões magnéticos e corria em cerca de 45 minutos.

         A TI-59, agora ressuscitada por emuladores, está aí para ficar como um mito. E não é só para os saudosistas: trabalhando em linguagem algébrica absolutamente normal, não exige qualquer especialização para se poderem rapidamente criar programas de cálculo para problemas correntes.  

         Não deixe de visitar o meu sítio http://www.ti59.net especialmente dedicado ao espírito TI-59.

   « Portal »   « Estrutura do sítio »