José Pompeu de Proença

Ponto de orvalho

        Ponto de orvalho é a temperatura à qual o vapor de água presente no ar ambiente passa ao estado líquido na forma de pequenas gotas.

        Relativamente ao ambiente no interior de uma habitação, o interesse em conhecer-se o ponto de orvalho tem a ver com a previsão da possibilidade de ocorrência de condensações nas paredes ou água a escorrer nos vidros das janelas. Esta possibilidade ocorre quando a temperatura exterior desce abaixo do ponto de orvalho interior.

        Para evitar tal inconveniente é dada especial atenção ao isolamento e inércia térmica das paredes exteriores das construções e são utilizados vidros duplos nas janelas ou, pelo menos, persianas ou gelosias que ficam corridas à noite.

        Baixar a humidade do interior, mediante adequada renovação do ar ou mesmo desumidificação, faz baixar o ponto de orvalho. Neste contexto também não é conveniente uma temperatura interior muito elevada: 20 ºC é um bom compromisso!

        Por outro lado, o ponto de orvalho no exterior dará a indicação da possibilidade de ocorrência de orvalho ou geada se a temperatura descer durante a noite abaixo do ponto de orvalho. Esta possibilidade aumenta ainda no caso de céu limpo, devido ao efeito de diminuição de temperatura motivado pela maior radiação em direcção ao céu.

        Dada a temperatura ambiente T (ºC) e a humidade relativa H (%), é a seguinte a fórmula de cálculo do ponto de orvalho To (ºC):

To = T - (14,55 + 0,114 x T) x [1 - (0,01 x H)] - {(2,5 + 0,007 x T) x [1 - (0,01 x H)]}3 - (15,9 + 0,117 x T) x [1 - (0,01 x H)]14

        Abaixo de 0 ºC o ponto de orvalho passa naturalmente a ser o ponto de geada.

    RETROCEDER  

   « Portal »     « Estrutura do sítio »